Monstros e Metagame

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico, ou se aplicam a vários sistemas. Antes de postar, cheque se não seria mais apropriado em uma das seções abaixo.

Moderador: Moderadores

Co-ordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Data de registro: 23 Ago 2007, 13:30

Mensagem 30 Jul 2010, 16:56

Monstros e Metagame

Se for assim tão descarado, o mestre pode simplesmente deixar o troll vulnerável a eletricidade e som. Como já foi dito. E essa conversa é cíclica e repetitiva.
ImagemImagemImagemImagem

Data de registro: 29 Ago 2007, 17:26

Mensagem 30 Jul 2010, 17:08

Monstros e Metagame

Eu até rapidamente discuti com o VA no MSN sobre o problema de que nos primeiros livros, as CDs ainda eram muito altas e nào-revisadas ainda. Por exemplo, se alguém quisesse identificar alguns animais, precisaria de 15 em nature, quando um animal bem comum como cavalos e vacas seriam CD 5, considerando a nova tabela (ou seja, nem precisa rolar quem é bem graduado nisso no primeiro nível e em rolagens pouco eenvolvidas em combate, qualquer um como sabedoria +0 ou maior teria chances bem altas de saber o que é, do tipo, só um acesso raro de idiotice fazer a pessoa nào saber o que seria um cavalo ou goblin). Trolls, por outro lado, as informações mais básicas deles (incluindo aquele rolo todo do fogo e ácido) é meramente CD 8 (teste fácil pra monstros nível 7-9). Acaba sendo muito melhor usar essas CDs errateadas pra conhecimentos do que o esquema antigo. E saber das garras do urso das cavernas seria CD 7 XD

Editado: Depois de perceber o óbvio na 4e com essas regras, tenho que dar um facepalm em mim mesmo até. Realmente é um bocado mais fácil saber informações sobre monstros do que antes das erratas. Um ranger de primeiro nível teria como saber de graça que trolls não regeneram fogo ou ácido. Nem precisaria rolar nature. Um ladino ou guerreiro até precisaria rolar, mas dificilmente erraria.

Data de registro: 30 Jan 2010, 10:47

Mensagem 30 Jul 2010, 17:45

Monstros e Metagame

Chame o Iuri aqui, porque vocês dois só são capazes de pensar matematicamente: ESSE TEMPO NÃO EXISTE. Não é um dia, mas não é o tempo de passar de nível. Sabe, no mundo onde não existem só preto e branco?

Oi, cheguei.

Smaug escreveu:
esses conhecimentos podem se renovar com uma simples ida a uma cidade, vila ou assentamento.

Então vc concorda que aventureiros podem saber sobre fraquezas de trolls e outros monstros com uma simples ida a uma cidade ou vila?

Podem, assim como podem não saber. Por isso o teste é refeito, e não considerado sucesso automático por estar em uma vila... Claro que o personagem pouco graduado pode querer obter a informação in-game mesmo, perguntando por aí comofaz pra matar troll.

DracoDruida escreveu:Não teria. Todo mundo estava dizendo desde o começo que usar o troll e esperar suspense é uma má idéia. O ponto sempre foi: Uma vez o mestre tenha usado o troll e agora fudeu, o jogador deveria ou não gritar pro grupo sem o conhecimento apropriado "Troll é fraco contra fogo, galera!" ? Só isso.

Acho que o ponto principal deste tópico é: que tipo de informação é óbvia num mundo de fantasia medieval? Porque pode acontecer divergencias de opinião sobre a resposta para esta pergunta entre jogadores e mestres (assim como está havendo aqui no tópico). E a solução para este conflitos de opiniões é a CD do teste de conhecimento, simples assim! É CD alta? então não é tão óbvio. CD 8 pro troll? Então é óbvio o suficiente para quase qualquer um saber (eu não sabia dessa errata... realmente tava achando CD 15 demais pra isso, e essa do urso atroz me caiu os butiá do bolso :duh: )
"My ink is dry. Though I try, still my words will not fly."

Imagem

Mensagem 30 Jul 2010, 17:51

Monstros e Metagame

Se for levar em conta as CDs errateadas, é necessário CD 10 Nature pra perceber que um urso atroz ataca os oponentes até a morte com suas garras (e não com mordidas ou os espinhos que saem do corpo dele) de forma a agarrá-los a prendê-los com as garras. Enquanto ursos mais comuns (como os das cavernas)apenas te dão patadas com garras, sem te abraçar/agarrar pra valer, o que seria CD 7.

Co-ordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Data de registro: 23 Ago 2007, 13:30

Mensagem 30 Jul 2010, 17:56

Monstros e Metagame

Iuri escreveu:Acho que o ponto principal deste tópico é: que tipo de informação é óbvia num mundo de fantasia medieval?

A pergunta começou errada. Cada cenário teria uma especificidade, daí metade dos problemas. O Argh pressupôs FR, mas e, digamos, Dark Sun? Eberron? Tormenta?
ImagemImagemImagemImagem

Mensagem 30 Jul 2010, 18:00

Monstros e Metagame

Em Sarksun não tem nem metade dos animais conhecidos na terra ou em FR XD . é um bando de bicho bizarro do deserto.
Em Eberron a informaçào deve ser ligeiramente mais fácil de conseguir, pois a informação é mais difundida por conta do alcance da magia. Mas mesmo assim nem tudo são flores.
Em Tormenta é um parque de diversões. É só ir na barraquinha feliz que tu pega o mapinha com o roteiro da viagem e monstros. Monstros definidos por tema de brinquedo, ops, reino. Como os trolls inteligentes que parecem só existir em Tollon. mas falando sério, é um mundo 3.5 ainda, então as CDs devem ser um pouco maiores, a despeito de ser um mundo feliz cheio de conhecimentos guardados por aí e cheio de clérigos da professorinha que fez todo ciddão do Reinado saber ler e escrever.

Data de registro: 30 Jan 2010, 10:47

Mensagem 30 Jul 2010, 18:25

Monstros e Metagame

Madrüga escreveu:
Iuri escreveu:Acho que o ponto principal deste tópico é: que tipo de informação é óbvia num mundo de fantasia medieval?

A pergunta começou errada. Cada cenário teria uma especificidade, daí metade dos problemas. O Argh pressupôs FR, mas e, digamos, Dark Sun? Eberron? Tormenta?

É verdade, as CDs do livro dos monstros são para um cenário genérico (Greyhawk?).
Mas, como disse o Youkai, o livro tem uma tabela (eu só tenho o MM 1, então não vi a tal tabela), e deveria ser só alterar a CD do teste de conhecimento de acordo com a tabela.
"My ink is dry. Though I try, still my words will not fly."

Imagem

Mensagem 30 Jul 2010, 18:28

Monstros e Metagame

Essa tabela é do livro do mestre, Iuri. Mas como eu falei, é melhor ver a partir das erratas e do MM2, pois alguns monstros lá já usam as CDs apresentadas pela tabela errateada do DMG 2.

E o mundo genérico da 4e é o Points of Light.

Editado: POST 3333! FUCK YEAH :frenzied: :dança:

Data de registro: 25 Ago 2007, 01:43

Mensagem 30 Jul 2010, 20:37

Monstros e Metagame

Madrüga escreveu:Se for assim tão descarado, o mestre pode simplesmente deixar o troll vulnerável a eletricidade e som. Como já foi dito. E essa conversa é cíclica e repetitiva.

Eu já desisti de discutir a partir do momento que o cara que contestava meus argumentos perguntou uma coisa que já tinha respondido TRÊS vezes no tópico. Ou seja, ele realmente não lia o que eu estava escrevendo.
CAMPANHA: COLOQUE A SUA FOTO DE AVATAR!

EU JÁ FIZ MINHA PARTE, AGORA É A TUA VEZ!

LEIA MEU CONTO AQUI:
http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=24&t=715

Liberado para usar palavras:
- Panacéia. (Propriedade original: Seu Madrüga)

Mensagem 31 Jul 2010, 00:11

Monstros e Metagame

Eu li sim o que você escrevia, mas foram em páginas bem anteriores (páginas 3 e 4 que você tinha citado no meio de parágrafos e mais parágrafos FR vagamente) e tinha me esquecido que era especificamente FR, mas mesmo assim entrava no padrão de cenário miojo de D&D do qual estávamos falando.

Mas eu descanso meu caso =P
Anterior

Retornar para Dicas & Ideias