Questionário: 2009 para o mercado de RPG nacional

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico, ou se aplicam a vários sistemas. Antes de postar, cheque se não seria mais apropriado em uma das seções abaixo.

Moderador: Moderadores

Data de registro: 04 Set 2007, 11:09

Mensagem 14 Dez 2009, 01:37

Olá, geralmente não costumo postar por aqui, embora visite e leia alguns tópicos da Spell ocasionalmente e veja um monte de discussões bem animadas por aqui. Comecei a acompanhar o fórum ainda com mais frequeência depois que foi incluído no Ranking Cinza, brincadeira mensal que organizo no blog Área Cinza com o objetivo de listar as 20 páginas nacionais de RPG mais visitadas do Brasil, e no qual a Spell RPG é o único "fórum puro", ou seja, sem um portal por trás a aparecer. Nada mal!

O que me levou a criar este tópico por aqui foi uma mini-pesquisa sobre como vários atores e espaços de discussão de RPG avaliam o ano de 2009, em especial para o mercado nacional. Pensei em mandar 6 perguntas básicas e genéricas para editoras, portais e blogs interessantes de RPG, para em Janeiro postar no Área Cinza as respostas de cada entrevistado com meus respectivos comentários. Um pouco mais sobre a proposta pode ser lido aqui: http://www.areacinza.org/2009/12/adeus-ano-velho-feliz-ano-novo/.

As perguntas são as seguintes:

1- Como vocês avaliam o ano de 2009 para o mercado nacional de RPG? De forma geral foi um ano melhor ou pior que o anterior? Por quê?

2- Qual foi a melhor notícia, iniciativa ou lançamento do RPG nacional este ano na opinião de vocês?

3- De forma mais geral, como você enxerga o ano de 2009 para o mercado mundial de RPG? E qual a notícia, iniciativa ou lançamento que mais se destacou neste ano?

4- Quais foram seus principais projetos, lançamentos ou iniciativas em 2009? Eles responderam as suas expectativas?

5- Quais são suas expectativas para o mercado de RPG nacional para 2010?

6- Você já tem projetos, lançamentos ou iniciativas previstos para o ano que vem? Se sim nos fale um pouco sobre eles!

Caso animem de participar da brincadeira, o desafio vai ser justamente o de chegarem a um consenso sobre a 6 perguntas, algo que para ser sincero eu não vejo muito por aqui :b . Preciso de um resultado final até o dia 5 de Janeiro, e deixo o controle total do tópico, da construção do consenso e do debate por conta de vocês, embora vá acompanhar o tópico para solucionar alguma eventual dúvida.

Aposto que vai ser divertido!
Editado pela última vez por Rocha em 14 Dez 2009, 02:36, no total de 2 vez
http://www.areacinza.org
Notícias Sobre a Indústria do RPG e o Mundo Nerd em Geral

Data de registro: 25 Ago 2007, 02:47

Mensagem 14 Dez 2009, 02:29

Presumindo que o questionário é individual...

Rocha escreveu:1- Como vocês avaliam o ano de 2009 para o mercado nacional de RPG? De forma geral foi um ano melhor ou pior que o anterior? Por quê?

Sinceramente, eu achei que desde que eu comecei a jogar (96~98, não lembro), esse ano foi o melhor pro mercado do RPG nacional que eu já vi. A Jambô está firme e forte com seus lançamentos frequentes, a devir não está deixando a peteca do D&D 4e cair (apesar do mundo das trevas ter ficado travado o ano inteiro), os blogs de rpg pipocam a cada segundo (apesar de alguns antigos tb sumirem ou se fundirem)... Não tenho o que reclamar deste ano.

Rocha escreveu:2- Qual foi a melhor notícia, iniciativa ou lançamento do RPG nacional este ano na opinião de vocês?

Eu ia falar "D&D 4ª edição", se não fosse o fato do D3 ter prometido ele pra outubro de 2008. Então como iniciativa deste ano, eu acho que a ressurreição dos livros-jogos pela Jambô.

Rocha escreveu:3- De forma mais geral, como você enxerga o ano de 2009 para o mercado mundial de RPG? E qual a notícia, iniciativa ou lançamento que mais se destacou neste ano?

Deixo em branco.

Rocha escreveu:4- Quais foram seus principais projetos, lançamentos ou iniciativas em 2009? Eles responderam as suas expectativas?

Meus? Jogar bastante. E consegui. :macaco:

Rocha escreveu:5- Quais são suas expectativas para o mercado de RPG nacional para 2010?

Quero só ver se o Otávio vai conseguir trazer os livros de Dark Sun 4e ainda em 2010, como ele prometeu.

Rocha escreveu:6- Você já tem projetos, lançamentos ou iniciativas previstos para o ano que vem? Se sim nos fale um pouco sobre eles!

Os mesmos do ano passado: Tentar jogar bastante
Imagem
Imagem
Última atualização: Capítulo 9: Negociante
SPOILER: EXIBIR
VOCÊ ACABOU DE PERDER NO JOGO! DE NOVO!

Data de registro: 25 Ago 2007, 12:26

Mensagem 14 Dez 2009, 10:41

As perguntas são as seguintes:

1- Como vocês avaliam o ano de 2009 para o mercado nacional de RPG? De forma geral foi um ano melhor ou pior que o anterior? Por quê?

Melhor que 2008 no sentido de traduções e material oficial lançado, não tão bom para a prodrução de material brasileiro mesmo.

2- Qual foi a melhor notícia, iniciativa ou lançamento do RPG nacional este ano na opinião de vocês?

D&D 4 errateado até onde foi possível no Brasil e sendo lançado com uma periodicidade decente.

3- De forma mais geral, como você enxerga o ano de 2009 para o mercado mundial de RPG? E qual a notícia, iniciativa ou lançamento que mais se destacou neste ano?

Torço pelo sucesso do Geist (White Wolf), me parece interessante e até levemente heróico pro WoD. E que a Wizards pare de lançar livros oficiais com as erratas, isso é antiético.

4- Quais foram seus principais projetos, lançamentos ou iniciativas em 2009? Eles responderam as suas expectativas?

Não, foi um ano onde a organização do Dia D RPG foi simplesmente a pior possível e imaginável, fazendo com que não houvesse dia D em quase lugar algum do Brasil, fora isso não houve condições de ter um RPG Manaus.

Torcer pra sair algo bom e novo, vindo de outras fontes que não sejam o Trio, talvez algo que desse um gás na produção brasileira.

6- Você já tem projetos, lançamentos ou iniciativas previstos para o ano que vem? Se sim nos fale um pouco sobre eles!

Tentar fazer o RPG Manaus ano que vem acontecer seria uma boa idéia.
Imagem
Casting Tormenta 4e
Joseph Climber (deus da perseverança)
Mokona (deus dos bangás mangás)
Capitão Nascimento (deus da justiça)
Kratos (deus da guerra)

Motivos para se ir a Europa, basta apenas um.
Imagem

Userbars, ainda vivem
Imagem
Imagem
Imagem

Co-ordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Data de registro: 23 Ago 2007, 13:30

Mensagem 14 Dez 2009, 10:54

Rocha escreveu:1- Como vocês avaliam o ano de 2009 para o mercado nacional de RPG? De forma geral foi um ano melhor ou pior que o anterior? Por quê?

Foi melhor que o anterior. Mais aquecido por aqui, crise ou não, como o Nibelung já disse.

Rocha escreveu:2- Qual foi a melhor notícia, iniciativa ou lançamento do RPG nacional este ano na opinião de vocês?

RPGCon. Foi uma iniciativa heróica, macha paca e muito divertida, que felizmente pude prestigiar pessoalmente.

Rocha escreveu:3- De forma mais geral, como você enxerga o ano de 2009 para o mercado mundial de RPG? E qual a notícia, iniciativa ou lançamento que mais se destacou neste ano?

Não acompanhei nem o mercado nacional esse ano, XD

Rocha escreveu:4- Quais foram seus principais projetos, lançamentos ou iniciativas em 2009? Eles responderam as suas expectativas?

e8 e Terras Sagradas. Não corresponderam muito porque é difícil manter gás em projetos, principalmente quando se espera feedback ou colaboração de gente que está fisicamente distante.

Rocha escreveu:5- Quais são suas expectativas para o mercado de RPG nacional para 2010?

4e aquecida, mais Mundo das Trevas, GURPS 4e, mais destaque para sistemas nacionais e eventos.

Rocha escreveu:6- Você já tem projetos, lançamentos ou iniciativas previstos para o ano que vem? Se sim nos fale um pouco sobre eles!

Os mesmos. E quero jogar um pouco da 4e para ver como é na prática.

Rocha escreveu:Caso animem de participar da brincadeira, o desafio vai ser justamente o de chegarem a um consenso sobre a 6 perguntas, algo que para ser sincero eu não vejo muito por aqui :b . Preciso de um resultado final até o dia 5 de Janeiro, e deixo o controle total do tópico, da construção do consenso e do debate por conta de vocês, embora vá acompanhar o tópico para solucionar alguma eventual dúvida.

Rocha, é impossível chegar a um consenso sobre as perguntas 4 e 6, por exemplo.
ImagemImagemImagemImagem

Moderador

Data de registro: 25 Ago 2007, 15:31

Mensagem 14 Dez 2009, 11:21

Como todos, acho que foi um ótimo ano, especialmente por causa da Devir e o D&D 4E. Lançaram os livros já com a errata da Wizards, e agora que o LdJ esgotou vão fazer uma nova impressão com a nova errata. Eles estão têm uma coragem muito forte para conseguir sustentar o Dia D sem o apoio da Wizards, também.

Sou suspeito para falar, mas digo que foi o lançamento do Guia do Mestre sem atrasos. O melhor Guia do Mestre de D&D já feito lançado em português num prazo relativamente curto.
Ninguém estava esperando essa velocidade por parte da Devir.

Geist me chamou a atenção. Mas, de todos, o que mais me empolgou foi o Mecha&Manga, da Green Ronin. Não pelo fato de ser um suplemento de mangá (coisa que nem sou muito fã), mas por trazer regras novas para M&M muito boas, inclusive um conjunto de regras para conflitos além de combate que se assemelham ao combate.
Ah, e tem os mechas (disso, sim, eu sou fã XD).

Não consegui manter nenhum projeto de verdade em RPG além da minha mesa de sci-fi em M&M, que, infelizmente, não está saindo como eu esperava.

Estou esperando que a Devir volte com o Mundo das Trevas (quero Mage e Changeling, for God sake!) e que a Jambô lance logo Agentes da Liberdade para lançar os próximos suplementos realmente importantes de M&M (Ultimate Power e Mecha&Manga).

Se eu conseguir terminar meu jogo de naves esse ano, posso começar a planejar um RPG eletrônico com sistema baseado em M&M ano que vem. Mas é só uma possibilidade.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.

Retornar para Dicas & Ideias