Questionário: 2009 para o mercado de RPG nacional
O que me levou a criar este tópico por aqui foi uma mini-pesquisa sobre como vários atores e espaços de discussão de RPG avaliam o ano de 2009, em especial para o mercado nacional. Pensei em mandar 6 perguntas básicas e genéricas para editoras, portais e blogs interessantes de RPG, para em Janeiro postar no Área Cinza as respostas de cada entrevistado com meus respectivos comentários. Um pouco mais sobre a proposta pode ser lido aqui: http://www.areacinza.org/2009/12/adeus-ano-velho-feliz-ano-novo/.
As perguntas são as seguintes:
1- Como vocês avaliam o ano de 2009 para o mercado nacional de RPG? De forma geral foi um ano melhor ou pior que o anterior? Por quê?
2- Qual foi a melhor notícia, iniciativa ou lançamento do RPG nacional este ano na opinião de vocês?
3- De forma mais geral, como você enxerga o ano de 2009 para o mercado mundial de RPG? E qual a notícia, iniciativa ou lançamento que mais se destacou neste ano?
4- Quais foram seus principais projetos, lançamentos ou iniciativas em 2009? Eles responderam as suas expectativas?
5- Quais são suas expectativas para o mercado de RPG nacional para 2010?
6- Você já tem projetos, lançamentos ou iniciativas previstos para o ano que vem? Se sim nos fale um pouco sobre eles!
Caso animem de participar da brincadeira, o desafio vai ser justamente o de chegarem a um consenso sobre a 6 perguntas, algo que para ser sincero eu não vejo muito por aqui
. Preciso de um resultado final até o dia 5 de Janeiro, e deixo o controle total do tópico, da construção do consenso e do debate por conta de vocês, embora vá acompanhar o tópico para solucionar alguma eventual dúvida. Aposto que vai ser divertido!
Notícias Sobre a Indústria do RPG e o Mundo Nerd em Geral