[4e] House Rules

Venha trocar idéias sobre o sistema de RPG mais conhecido e jogado do mundo! Assim como os outros sistemas que usam a licença aberta D20 / OGL.

Moderador: Moderadores

Data de registro: 27 Ago 2007, 11:59

Mensagem 14 Set 2009, 12:26

[4e] House Rules

Vou começar a narrar 4e pra um novo grupo e estava procurando na internet por falhas no sistema / build apelativas para proibir e encontrei algumas house rules bem difundidas. Gostaria de saber se alguém ja testou elas, e qual foi o resultado e se elas são necessárias e ajudam.

o q encontrei foi o seguinte:

Talentos Weapon/Implement Expertise de graça (com bônus nos lvls 5, 15 e 25).

Talentos Paragon Defenses e Robust Defenses de graça (nos lvl 11 e 21 respectivamente).

Modificações em Dwarven Weapon Training e Eladrin Soldier (aumentar o dano por tier seguindo o padrão de Goliath Greatweapon Prowess).

Além disso, gostaria tbm de dicas de como nerfar as apelações de Ranger com armas reckless + bloodclaw, Orbwizard e demais builds apelativas sem prejudicar "builds normais".

Qualquer outra coisa q vcs acharem q deva ser alterada me avisem tbm.

Data de registro: 25 Ago 2007, 02:47

Mensagem 14 Set 2009, 12:44

[4e] House Rules

Phoenix escreveu:Talentos Weapon/Implement Expertise de graça (com bônus nos lvls 5, 15 e 25).

Eu prefiro eliminar esses talentos e dar +1 no acerto nesses níveis. Qual a diferença? Dando o bônus puro você afeta ataques que não tem a palavra-chave Arma ou Implemento, como o sopro de dragão do Draconato.

Phoenix escreveu:Talentos Paragon Defenses e Robust Defenses de graça (nos lvl 11 e 21 respectivamente).

Paragon Defenses e Robust Defenses não são problemáticos porque dão bônus de talento nas defesas. Existem vários outros talentos que dão esses mesmo nome nas defesas, e que geralmente são melhores que estes no mesmo estágio, como Vontade de Ferro/Grande Fortitude/Reflexos Rápidos (+2 em uma defesa contra +1 em todas), e as melhorias desses três no épico, que também dão +2 na defesa e um bônus em TRs contra certos tipos de condições.

O problema das defesas se corrigiu com os talentos Epic Fortitude, Epic Reflexes e Epic Will, que dão +4 de bônus sem tipo nessas defesas. Eu estou corrigindo isso dando +2 em todas as defesas (exceto CA) nos níveis 11 e 21, e eliminando esses três talentos.

Phoenix escreveu:Modificações em Dwarven Weapon Training e Eladrin Soldier (aumentar o dano por tier seguindo o padrão de Goliath Greatweapon Prowess).

O talento do Golias tem uma "pequena" desvantagem sobre os outros dois: Ele não dá proficiência em armas superiores. Se você for escalar os outros dois talentos, recomendo retirar a cláusula deles darem proficiência com armas superiores, e pararem nas militares.

A maioria dos personagens que usam Golias e acham o talento interessante já sabem usar armas de duas mãos militares (bárbaros, guerreiros, paladinos, avengers), e quase sempre vão gastar mais um talento pra saber usar Execution Axe ou Fullblade.

Phoenix escreveu:Além disso, gostaria tbm de dicas de como nerfar as apelações de Ranger com armas reckless + bloodclaw, Orbwizard e demais builds apelativas sem prejudicar "builds normais".

Reckless + Bloodclaw + Iron Armbands of Power é fácil de consertar. Faça os três itens darem bônus de item. Pronto, eles param de acumular entre si. E mude reckless e bloodclaw pra forma mais óbvia deles, que é cada arma só pode dar bônus de dano pra ela mesma (ou seja, não acumulam no mesmo ataque).

Orbizard só fica apelão por volta do nível 16, se o jogador focar nisso, ou por volta do nível 24, se ele não focar. Pra maioria dos casos eu digo pra simplesmente não se preocupar, ainda mais depois do Arcane Power, onde vários talentos bons exigem um valor razoável de destreza e carisma, e os magos de inteligência/sabedoria pura (a fonte do orbizard) perdem bastante eficiência.
Imagem
Imagem
Última atualização: Capítulo 9: Negociante
SPOILER: EXIBIR
VOCÊ ACABOU DE PERDER NO JOGO! DE NOVO!

Data de registro: 27 Ago 2007, 14:04

Mensagem 14 Set 2009, 13:50

[4e] House Rules

Eu prefiro eliminar esses talentos e dar +1 no acerto nesses níveis. Qual a diferença? Dando o bônus puro você afeta ataques que não tem a palavra-chave Arma ou Implemento, como o sopro de dragão do Draconato.

A diferença é que não dá pra colocar isso no builder, como meus jogadores preferem usar o Character Builder, eu prefiro tar o talento de graça.

O talento do Golias tem uma "pequena" desvantagem sobre os outros dois: Ele não dá proficiência em armas superiores.

Isso é uma grande desvantagem, por isso que ele aumenta o dano.
Acho que não precisa mudar os talentos, provavelmente os jogadores vão preferir ter uma arma superior a +2 de dano.

Além disso, gostaria tbm de dicas de como nerfar as apelações de Ranger com armas reckless + bloodclaw, Orbwizard e demais builds apelativas sem prejudicar "builds normais".

Só dá pra usar o orb uma vez por encontro, não é problematico.
Sobre bloodclaw, só diminui o dano do encantamento, se você acha ele tão apelão assim.
Apesar que eu lembro de ter saido um encantamento para arma melhor para quem combate do 2 armas no AV2.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com

Mensagem 14 Set 2009, 15:35

[4e] House Rules

Quanto ao expertise, acho q vou fazer como o Nibelung falou. N tinha pensado nisso da baforada.

Quanto as defesas vou fazer umas contas aqui com base nos ataques dos monstros e ver de qual dos 2 jeitos fica mais equilibrado, depois posto aqui o resultado q eu chegar.

Quanto aos talentos raciais, vcs sugerem o q:
A) Fazer eles não darem proficiência em armas superiores e não terem o bônus de dano aumentado a cada tier.
B) Fazer eles não darem proficiência em armas superiores e terem o bônus de dano aumentado a cada tier.
C) Fazer eles darem proficiência em armas superiores e não terem o bônus de dano aumentado a cada tier.
D) Fazer eles darem proficiência em armas superiores e terem o bônus de dano aumentado a cada tier.
E) Deixar assim mesmo, cada um com suas peculiaridades.

Quanto ao Orbizard nem sei qual é o combo na verdade, só ouvi mta gente dizendo q era roubado. Se n for pedir mto poderiam me explicar como ele funciona?

Quanto ao reckless + bloodclaw acho q vou fazer cada poder só funcionar para a própria arma mesmo, resolve o problema e eles continuam funcionando normalmente quando estão "sozinhos".

Data de registro: 25 Ago 2007, 15:23

Mensagem 14 Set 2009, 16:45

[4e] House Rules

Acho que vou entrar no time e dar o bônus no acerto pro povo de graça. Mas por enquanto não pretendo ajudar mais eles não.

Data de registro: 27 Ago 2007, 14:04

Mensagem 14 Set 2009, 17:33

[4e] House Rules

A) Fazer eles não darem proficiência em armas superiores e não terem o bônus de dano aumentado a cada tier.
B) Fazer eles não darem proficiência em armas superiores e terem o bônus de dano aumentado a cada tier.
C) Fazer eles darem proficiência em armas superiores e não terem o bônus de dano aumentado a cada tier.
D) Fazer eles darem proficiência em armas superiores e terem o bônus de dano aumentado a cada tier.
E) Deixar assim mesmo, cada um com suas peculiaridades.

Deixa assim. O talento do Goliath já é peculiar por dar bonus a armas de duas mãos ao invés de um tipo de arma.
Além disso, o talento dá feat bonus e não se acumula com weapon focus.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com

Mensagem 14 Set 2009, 21:28

[4e] House Rules

Phoenix escreveu:Quanto ao Orbizard nem sei qual é o combo na verdade, só ouvi mta gente dizendo q era roubado. Se n for pedir mto poderiam me explicar como ele funciona?

Como tu quer proibir algo que nem entende como funciona? Tá parecendo aqueles vereadores e deputados querendo proibir aquele tal de RPG :b

Basicamente, os TRs são a única coisa do sistema que não evolui com os níveis. Sempre são a mesma mecânica: Role um d20 (geralmente sem modificadores), se sair 10 ou mais, você passou. A Orbe da Imposição funciona colocando uma penalidade nesse teste. O problema é que a penalidade escala com os níveis. Um mago de orbe que começou com sabedoria 16 (um valor razoável, e sem dificuldade pra comprar), e a cada aumento de atributos suba inteligência e sabedoria, chega no nível 28 com sabedoria 24, fornecendo -7 nos testes, o que, por si só, já é bem forte. Mas não chega a ser absurdamente apelão (elites e solos principalmente, que tem bonus em TRs).

O problema é quando se soma OUTROS elementos no combo. Foco em Magia (Exemplar, exige carisma 13) dá -2 em todos os TRs. Phrenic Crown (AV) dá -1 nos TRs de poderes que ataquem Vontade (a maioria que deixa pasmo ou atordoado). Cunning Weapon (AV, permitido caso ele possa usar espadas como implemento via Eladrin Wizardry, Mago da Torre espiral, ou Arcane Implement Proficiency) dá -2 a -4 de penalidades dependendo do estágio. Orb of Ultimate Imposition dá uma penalidade adicional igual ao bonus de melhoria da orbe. E por aí vai.

Acumulando todos os bônus, não é dificil chegar em uma penalidade permanente de -9 em TRs no nível épico, e situacionalmente chegar a -16 (onde nem um monstro solitário consegue passar, já que TRs não tem a regra do 20 ser sucesso automático).

Fica possível ver a força do orbizard já nos níveis exemplares se ele se focar nisso, mas exige um bom tempo de preparação, e eu acho que uma boa conversa com o jogador pra não bombar tanto a penalidade dele vale mais do que procurar mudar as regras, e acabar criando um problema em outro extremo.
Imagem
Imagem

Mensagem 14 Set 2009, 22:23

[4e] House Rules

Eu sabia q tinha a ver com um lock usando a habilidade do mago de orbe, só n sabia como q ele bombava tanto a penalidade. Tenho q concordar com quem me disse, -16 é absurdo.

Tem alguma mudança q pode ser feita pra evitar esse acumulo absurdo?

Fiz as contas aqui das defesas, vou fazer do seu jeito mesmo, mas acho q vou colocar outro aumento no lvl 16.

Data de registro: 26 Ago 2007, 20:25

Mensagem 14 Set 2009, 23:09

[4e] House Rules

Phoenix escreveu:Tem alguma mudança q pode ser feita pra evitar esse acumulo absurdo?

Minha primeira e principal recomendação é: não coloque Phrenic Crowns, Orbs of Ultimate Imposition e Cunning Weapons nos tesouros! Não deixe eles encontrarem a venda, e se o cara resolver criar itens através de ritual... :roll:

Outra ideia é colocar tipos nas penalidades, como se fossem bônus. Por exemplo, os itens citados dariam penalidade de Item, a habilidade de classe seria de Poder, Foco em Magia seria de Talento. Tipos iguais não acumulam.

Mas a melhor solução já foi dita:
Nibelung escreveu:eu acho que uma boa conversa com o jogador pra não bombar tanto a penalidade dele vale mais do que procurar mudar as regras, e acabar criando um problema em outro extremo.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Data de registro: 18 Ago 2009, 12:33

Mensagem 15 Set 2009, 12:16

[4e] House Rules

uma coisa que eu gostaria de saber é:

porque dar os efeitos de Weapon/Implement Expertise para todos os personagens? seria só porque todo mundo vai pegar esses talentos? ou é pra compensar alguma falha da matematica do sistema?

mesma pergunta pros talentos de defesa..

Mensagem 15 Set 2009, 12:47

[4e] House Rules

Pelo q li o pessoal faz isso pra compensar uma falha matemática do sistema nos niveis altos.

Os monstros progridem os valores de defesa e ataque em 1 por nível enquanto os personagens progridem em 1/2 por nível. Então os jogadores ficam com 15 a menos no final. Pode se dizer q 6 são compensados por itens mágicos e 4 por aumento nas habilidades. Esse bônus seria pra compensar essa diferença.

Mensagem 15 Set 2009, 12:59

[4e] House Rules

4 a menos.

Monstro nível 1 sobe pra nível 30: Ganha +29 no acerto e em todas as defesas.

Jogador nível 1 sobe pra nível 30: Ganha +25 no acerto (+15 1/2 nível, +6 item mágico, +4 aumento de atributo), +25 em duas defesas (+15 1/2 nível, +6 colar mágico, +4 em dois atributos), e +21 em uma defesa (+15 1/2 nível, +6 colar mágico).

Semideus (e outros destinos épicos que aumentam atributos) pode conceder +1 em acerto e em uma ou duas defesas. O ataque ainda fica três pontos atrás dos monstros (olha, expertise dá +3), e as defesas ficam 4 pontos atrás (olha, Epic Fortitude/reflex/will dão +4), com uma defesa ainda mais fraca que as outras, como deveria ser normal.

CA não sofre desse problema por causa das armaduras obra-prima. Alguém com armadura de placas (CA 18 nível 1), sem contar outros itens mágicos, pode chegar no nível 30 com uma CA considerável (25 base, +14 placas divinas, +6 armadura mágica = 45 de CA, um aumento de 27 pontos, e sem considerar especialização em armadura, ou outros talentos e poderes defensivos)
Imagem
Imagem

Mensagem 15 Set 2009, 13:44

[4e] House Rules

Jogador nível 1 sobe pra nível 30: Ganha +25 no acerto (+15 1/2 nível, +6 item mágico, +4 aumento de atributo)

+15 é de metade do nível
+6 de item mágico, sendo arma ou implemento
+4 de aumento de atributo, mas quando ele sobe de nível ele num vai aumentando esses atributos?

se um personagem começar com atributo principal de ataque com 18 (+4), aumentando o atributo nos níveis 4, 8, 11, 14, 18, 21, 24, 28 e no nível 30 com destino epico e talz ele num estaria com o atributo final sendo 28 (+9)??

o personagem num teria um total de +30?? +15 (metade do nivel) +6 (item magico) +9(atributo)
com o talento Weapon Expertise (+3) e uma espada longa (proeficiencia +3)
este personagem teria +36 para acertar.. um dragão vermelho ou o orcus, ambos tem CA 48..
ia precisar de um 12 no dado pra acertar..sem contar beneficios e efeitos de poderes, flanquear e etc..

me parece bem razoável sem precisar dar uma compensada.. a não ser que eu esteja fazendo errado..
Editado pela última vez por Riketz em 15 Set 2009, 14:01, num total de 1 vezes

Data de registro: 25 Ago 2007, 02:30

Mensagem 15 Set 2009, 13:57

[4e] House Rules

Riketz escreveu:
Jogador nível 1 sobe pra nível 30: Ganha +25 no acerto (+15 1/2 nível, +6 item mágico, +4 aumento de atributo)

+15 é de metade do nível
+6 de item mágico, sendo arma ou implemento
+4 de aumento de atributo, mas quando ele sobe de nível ele num vai aumentando esses atributos?

se um personagem começar com atributo principal de ataque com 18 (+4), aumentando o atributo nos níveis 4, 8, 11, 14, 18, 21, 24, 28 e no nível 30 com destino epico e talz ele num estaria com o atributo final sendo 28 (+9)??

o personagem num teria um total de +30?? +15 (metade do nivel) +6 (item magico) +9(atributo)
com dois talentos, Wepon Focus (+3) e Weapon Expertise (+3) e uma espada longa (proeficiencia +3)
este personagem teria +39 para acertar.. um dragão vermelho tem CA 48.. precisaria de um 9 no dado..

isto sem contar beneficios de buffs e efeitos de poderes, vantagem de combate e etc..
me parece bem razoável sem precisar dar uma compensada.. a não ser que eu esteja fazendo errado..

Pelo que eu entendi o cálculo que o Nibe fez não é quanto ele fica, mas quanto ele ganhou. Logo desses +9 em atributo um personagem de nievl 1 já teria +5, os +4 foram sendo ganhados com o passar dos niveis.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.

Mensagem 15 Set 2009, 14:03

[4e] House Rules

editei meu post, pois o weapon focus não dá bonus de acerto, dá bonus em dano.. hehe
Próximo

Retornar para Dungeons & Dragons